Formação Básica (FB): nesta dimensão localizam-se as disciplinas de fundamentação do curso. Esta dimensão totaliza 580 horas.
Formação Profissional (DP): nessa dimensão localizam-se as disciplinas que atuam no campo de diálogo entre a teoria e a prática, seja em sua manifestação, seja em sua construção. Esta dimensão totaliza 1020 horas.
Práticas Extensionistas Transdisciplinares (PET): trata-se das determinações estabelecidas pela Resolução CNE/CES No 7/2018 e que visam transformar o ensino teórico em atividades práticas junto à comunidade. Esta dimensão totaliza 160 horas.
Áreas de Atuação:
O gestor público deve ser capaz de coordenar o funcionamento das entidades do setor, considerando os recursos disponíveis, capacidade operacional e as políticas públicas, com o desafio de obter os melhores resultados para a sociedade.
Precisa se envolver constantemente em questões de interesse público e social, além de conhecer a fundo as regulamentações específicas do segmento.
Capacidade de trabalhar em equipe é uma característica indispensável a este profissional, que está em contato constante com pessoas. O gestor público também precisa saber exercer a liderança, ser comunicativo e desenvolver visão sistêmica e ampla dos processos de gestão.
Mercado de Trabalho:
O cargo de gestor público é estratégico, financeiramente atraente e com um vasto campo de atuação.
Quem opta pela profissão encontra um mercado em constante expansão e com oportunidades de crescimento na carreira.
Agora que você já sabe o que faz um gestor público, conheça as áreas de trabalho desse profissional:
Esferas federal, estadual e municipal
Com o crescimento do país, a gestão pública necessita cada vez mais de gestores qualificados e capazes de entregar resultados. Profissionais formados em Gestão Pública encontram muitas oportunidades de trabalho em empresas e órgãos federais, estaduais ou municipais.
Poder público não estatal e empresas privadas
O gestor público pode trabalhar em fundações e empresas privadas que desenvolvem projetos em parcerias com o poder público. Essas organizações necessitam de profissionais que conheçam as normas que guiam a gestão e as políticas públicas.
Setor acadêmico
O gestor público pode dar palestras e treinamentos sobre a área e a profissão, realizar pesquisas ou produzir conteúdos para veiculação na mídia e em publicações importantes do setor. Para dar aulas em faculdades e universidades, é necessário ter pós-graduação em Gestão Pública.